Concluído! Parece que este projeto não tem dados neste momento!
Thank you for your efforts! We've completed our project! To browse other active projects that still need your classifications, check out zooniverse.org/projects
O primeiro workflow do ForestEyes cobriu áreas no estado de Rondônia (ano 2011) e na Reserva Indígena Awá-Guajá (começo de 2014). 104 tarefas foram feitas, sendo 72 de Rondônia e 32 de Awá-Guajá. As imagens foram obtidas pelo sensor MODIS da NASA. Os outros dois workflows usaram imagens do Landsat-8, de uma área do estado de Rondônia nos anos 2013 (1028 tarefas) e 2016 (1022 tarefas). Essas imagens Landsat-8 estão disponíveis gratuitamente no portal USGS EarthExplorer.
A Tabela General Information mostra a quantidade de respostas recebidas e o número de voluntários que participaram nesses workflows.
Para cada tarefa, as 15 primeiras respostas (excluindo as que foram enviadas pelo mesmo usuário) foram consideradas e a classificação da tarefa foi dada pela maioria dos votos. A Tabela abaixo mostra a classification para o workflow com imagens MODIS e as imagens mostram as classificações dadas para os workflows Landsat-8 Segmentos. Pixels verdes mostram floresta; vermelhos, não-floresta; azuis os segmentos indefinidos e brancos onde ocorreram empates.
Os segmentos classificados como indefinidos e onde acontecerão empates receberam uma nova segmentação e esses novos segmentos estão disponíveis para análise e classificação de voluntários no workflow LANDSAT-8 Segmentos 2013_2016.
Com a quantidade de votos dados para cada classe (Floresta, Não-floresta ou Indefinido), é possível calcular o nível de dificuldade de cada tarefa através da Entropia de Shannon (equação abaixo) [1].
Onde pi é a probabilidade da classe i ser escolhida, calculada pela razão entre o número de votos dados para a classe i e o total de votos para a tarefa. n é o número de possíveis classes na tarefa.
Considerando a classe dada pela maioria como sendo a correta, é possível calcular a pontuação dos voluntários. Ela leva em consideração o número de respostas dadas pelo voluntário e o número de acertos, ou seja, o número de tarefas que o voluntário respondeu a mesma coisa que a maioria [1]. A taxa de acerto e a pontuação são calculadas pelas equações abaixo.
O ranking dos voluntários com as 20 primeiras posições pode ser visto abaixo.
[1] J. S. Arcanjo, E. F. P. Luz, A. L.Fazenda, and F. M.Ramos, “Methods for evaluating volunteers contributions in a deforestation detection citizen science project,” Future Generation Computer Systems, vol. 56, pp. 550557, 2016.